Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12948
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Vigilância entomológica de mosquitos Aedes aegypti: uma análise intramunicipal dos padrões de infestação com base nos índices gerados pelo LIRAa e pelo monitoramento com ovitrampas
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Carolina Mateus Mamede de
Advisor: Santos, Gerusa Belo Gibson dos
Abstract: As arboviroses representam um grande desafio para a saúde pública no Brasil e no mundo e os esforços para seu controle em áreas urbanas recaem sobre seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. No âmbito da vigilância, pressupõem-se uma série de ações e estratégias integradas para minimizar o impacto das epidemias em áreas urbanas endêmicas do país. Neste cenário, a estruturação e desenvolvimento de rotinas de vigilância entomológica é um ponto fundamental para orientação de ações eficazes de controle vetorial nos territórios. O município do Rio de Janeiro realiza em sua rotina de vigilância entomológica de mosquitos Aedes a metodologia do Levantamento de Índice Rápido para Ae. aegypti – LIRAa, estratégia obrigatória para todos os municípios brasileiros, além do monitoramento com ovitrampas como estratégia complementar para acompanhamento dos níveis de infestação por mosquitos Aedes no território. Embora seja uma ferramenta importante de alerta de riscos epidêmicos, a efetividade do LIRAa é alvo de frequentes questionamentos em virtude da baixa correlação com a ocorrência de epidemias e da pouca consistência dos índices gerados. Por outro lado, são cada vez mais numerosos os estudos que endossam a incorporação de armadilhas de oviposição nas rotinas de monitoramento entomológico, por se tratar de um método simples e sensível para detectar presença de Aedes em áreas urbanas, com potencial para discriminar áreas mais receptivas à infestação para intervenções precoces visando o controle. Diante deste cenário, o presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico dos padrões de infestação espacial e temporal de mosquitos Aedes na XX Região Administrativa do município do Rio de Janeiro, a partir de indicadores gerados pelo LIRAa e pelo monitoramento com ovitrampas, entre os anos de 2013 e 2018, comparando o grau de concordância dos indicadores gerados pelas duas metodologias.
Keywords: Vigilância sanitária
Aedes aegypti
Infecções por arbovirus
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Carolina Mateus Mamede de. Vigilância entomológica de mosquitos Aedes aegypti: uma análise intramunicipal dos padrões de infestação com base nos índices gerados pelo LIRAa e pelo monitoramento com ovitrampas. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMMOliveira.pdf669.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.