Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12948
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Vigilância entomológica de mosquitos Aedes aegypti: uma análise intramunicipal dos padrões de infestação com base nos índices gerados pelo LIRAa e pelo monitoramento com ovitrampas
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Carolina Mateus Mamede de
Tutor: Santos, Gerusa Belo Gibson dos
Resumen: As arboviroses representam um grande desafio para a saúde pública no Brasil e no mundo e os esforços para seu controle em áreas urbanas recaem sobre seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. No âmbito da vigilância, pressupõem-se uma série de ações e estratégias integradas para minimizar o impacto das epidemias em áreas urbanas endêmicas do país. Neste cenário, a estruturação e desenvolvimento de rotinas de vigilância entomológica é um ponto fundamental para orientação de ações eficazes de controle vetorial nos territórios. O município do Rio de Janeiro realiza em sua rotina de vigilância entomológica de mosquitos Aedes a metodologia do Levantamento de Índice Rápido para Ae. aegypti – LIRAa, estratégia obrigatória para todos os municípios brasileiros, além do monitoramento com ovitrampas como estratégia complementar para acompanhamento dos níveis de infestação por mosquitos Aedes no território. Embora seja uma ferramenta importante de alerta de riscos epidêmicos, a efetividade do LIRAa é alvo de frequentes questionamentos em virtude da baixa correlação com a ocorrência de epidemias e da pouca consistência dos índices gerados. Por outro lado, são cada vez mais numerosos os estudos que endossam a incorporação de armadilhas de oviposição nas rotinas de monitoramento entomológico, por se tratar de um método simples e sensível para detectar presença de Aedes em áreas urbanas, com potencial para discriminar áreas mais receptivas à infestação para intervenções precoces visando o controle. Diante deste cenário, o presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico dos padrões de infestação espacial e temporal de mosquitos Aedes na XX Região Administrativa do município do Rio de Janeiro, a partir de indicadores gerados pelo LIRAa e pelo monitoramento com ovitrampas, entre os anos de 2013 e 2018, comparando o grau de concordância dos indicadores gerados pelas duas metodologias.
Materia: Vigilância sanitária
Aedes aegypti
Infecções por arbovirus
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Carolina Mateus Mamede de. Vigilância entomológica de mosquitos Aedes aegypti: uma análise intramunicipal dos padrões de infestação com base nos índices gerados pelo LIRAa e pelo monitoramento com ovitrampas. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CMMOliveira.pdf669.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.