Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1298
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Como empresas internacionais atuam localmente: estudo de caso sobre uma B2B da aviação
Author(s)/Inventor(s): Velasco, Anna Letícia
Advisor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Abstract: Com o atual processo de saturação de mercados na era da globalização, muitas empresas estão aplicando um movimento contrário ao acontecido nas últimas décadas do século XX. A preocupação agora não é mais estar presente de forma homogênea na maior quantidade possível de territórios ao redor do mundo. As companhias vêm se preocupando cada vez mais em adaptar-se à cultura do lugar em que vão iniciar seus negócios, propondo certa maleabilidade em suas estratégias de marketing. Essa customização de acordo com regiões específicas por parte de corporações internacionais pode ser chamada de 'glocalização', termo não tão novo que abriga os ideais de 'globalização' e 'localização'. A fim de ilustrar esse fenômeno, a pesquisa se debruçou em um estudo de caso único por meio de pesquisa qualitativa explanatória sobre uma provedora mundial de Tecnologia da Informação para o setor aéreo, ou seja, uma B2B internacional, atuante em todos os continentes do mundo. O case mostrou como ela vem adaptando suas ações de marketing para sua estratégia de aeroportos regionais nas Américas. A deficiência na comunicação interna e a falta de integração entre diferentes áreas da empresa foram os principais pontos que puderam ser atribuídos como fraquezas da companhia. Esses fatores influenciam diretamente o nível de adaptação glocal das ações de marketing na região, sendo essa uma característica que desafia o sucesso do desenvolvimento desse negócio especificamente.
Keywords: Marketing
Multinacional
Globalização
Empresa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-May-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VELASCO, Anna Letícia. Como empresas internacionais atuam localmente: estudo de caso sobre uma B2B da aviação. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVelasco.pdf780,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.