Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12984
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Música e educação infantil: a atuação do pedagogo |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Regina Gonçalves |
Tutor: | Nogueira, Monique Andries |
Resumen: | A presente monografia foi estruturada trazendo reflexões com base nos estudos de alguns autores partidários da ideia da importância da linguagem musical no contexto da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os autores partidários dessa ideia que tratam da temática da educação musical na escola básica com os quais busquei dialogar foram: Bellochio, Weber e Souza, (2017), Fonterrada,(2008) Nogueira,(2004,2010,2012,2016) Figueiredo,(2005) entre outros. O objetivo deste trabalho foi compreender o motivo pelo qual as professoras de educação infantil, que tive a oportunidade de conhecer em meus estágios, faziam pouco uso da linguagem musical em suas práticas cotidianas, e quando o fazia eram pra marcar rotina ou como instrumento de manutenção da disciplina. As questões que busquei responder foram: por que será que as professoras não exploravam mais esse recurso com as crianças? Por que não ampliar seu repertório, trazendo outras músicas, para que eles pudessem apreciar, contribuindo assim para uma formação mais significativa? Ao mesmo tempo, me perguntava: como terá sido a formação dessas professoras no tocante à linguagem musical? Teria sido suficiente para que pudessem entender a importância da utilização da música e a boa escolha de repertório musical para compor as aulas? E que orientasse uma proposta mais significativa de vivência e experiência dessa linguagem com os alunos? O referido estudo se estruturou em um levantamento/revisão bibliográfica que assim se estrutura: no primeiro capitulo, trago uma reflexão sobre a presença da musica na vida humana e mais especificamente na escola, em seguida faço uma reflexão sobre as experiências com a linguagem musical na educação infantil, no terceiro capitulo a reflexão é sobre a formação musical do pedagogo, trazendo os dados das pesquisas de Nogueira (2012), Bellochio, Weber e Souza (2017), no tocante à formação inicial de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, problematizando essa formação em algumas universidades brasileiras. |
Materia: | Educação Infantil Música Prática de ensino Linguagem musical |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SOARES, Regina Gonçalves. Música e educação infantil: a atuação do pedagogo. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSoares.pdf | 227.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.