Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagalhães, Ligia Karam Corrêa de-
dc.contributor.authorSantos, Roberta Batista dos-
dc.date.accessioned2020-08-25T14:44:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:14Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Roberta Batista dos. As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12985-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleAs novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jucinato de Sequeira-
dc.contributor.referee2Azevedo, Leny Cristina Soares Souza-
dc.description.resumoEsta monografia discute sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por parte dos professores do Ensino Fundamental junto aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico a pesquisa de campo é complementada por pesquisa bibliográfica e documental, buscando fundamentar a análise sobre o uso de tecnologias nas propostas levadas às salas de aula, bem como a apropriação destes aparatos por parte dos docentes e dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem e, mais especificamente na/para a educação de jovens e adultos – EJA. Toma os estudos de Pretto (2005, 2008, 2012), Fischer (2006), Deluiz (1996), Di Pierro et al (2001), Rodrigues (2010), Curto (2009), Rolim(2015) dentre outros autores referência no campo, para embasar teoricamente a discussão sobre o(s) acesso(s) e uso(s) às TIC. Utilizamos como instrumento de investigação questionários aplicados junto ao corpo docente e discente nos dois turnos em que a escola1funciona. No intuito de contribuir no estudo, abordo minha prática de estágio realizada em uma escola Municipal voltada para o ensino de jovens e adultos modular, localizada no centro do Rio de Janeiro, onde os novos alunos são avaliados como forma de triagem para que sejam direcionados ao módulo de acordo com a série correspondente. Os resultados apontam que professores e estudantes ainda tem um longo caminho a trilhar no que diz respeito ao uso e acesso às TIC, corroborando com a discussão dos autores que fundamentam esta monografia quanto as imprecisões sobre a sua presença nas escolas e onde prevalece o caráter instrumental e pragmatista, em detrimento da apropriação destes aparatos por parte dos usuários que possibilitassem ampliar e enriquecer processos de escolarização, além alargar o caráter inclusivo da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSantos.pdf336.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.