Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12985
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes
Author(s)/Inventor(s): Santos, Roberta Batista dos
Advisor: Magalhães, Ligia Karam Corrêa de
Abstract: Esta monografia discute sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por parte dos professores do Ensino Fundamental junto aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico a pesquisa de campo é complementada por pesquisa bibliográfica e documental, buscando fundamentar a análise sobre o uso de tecnologias nas propostas levadas às salas de aula, bem como a apropriação destes aparatos por parte dos docentes e dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem e, mais especificamente na/para a educação de jovens e adultos – EJA. Toma os estudos de Pretto (2005, 2008, 2012), Fischer (2006), Deluiz (1996), Di Pierro et al (2001), Rodrigues (2010), Curto (2009), Rolim(2015) dentre outros autores referência no campo, para embasar teoricamente a discussão sobre o(s) acesso(s) e uso(s) às TIC. Utilizamos como instrumento de investigação questionários aplicados junto ao corpo docente e discente nos dois turnos em que a escola1funciona. No intuito de contribuir no estudo, abordo minha prática de estágio realizada em uma escola Municipal voltada para o ensino de jovens e adultos modular, localizada no centro do Rio de Janeiro, onde os novos alunos são avaliados como forma de triagem para que sejam direcionados ao módulo de acordo com a série correspondente. Os resultados apontam que professores e estudantes ainda tem um longo caminho a trilhar no que diz respeito ao uso e acesso às TIC, corroborando com a discussão dos autores que fundamentam esta monografia quanto as imprecisões sobre a sua presença nas escolas e onde prevalece o caráter instrumental e pragmatista, em detrimento da apropriação destes aparatos por parte dos usuários que possibilitassem ampliar e enriquecer processos de escolarização, além alargar o caráter inclusivo da educação.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Tecnologia da informação
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Roberta Batista dos. As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSantos.pdf336.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.