Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12985
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Roberta Batista dos
Orientador: Magalhães, Ligia Karam Corrêa de
Resumo: Esta monografia discute sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por parte dos professores do Ensino Fundamental junto aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico a pesquisa de campo é complementada por pesquisa bibliográfica e documental, buscando fundamentar a análise sobre o uso de tecnologias nas propostas levadas às salas de aula, bem como a apropriação destes aparatos por parte dos docentes e dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem e, mais especificamente na/para a educação de jovens e adultos – EJA. Toma os estudos de Pretto (2005, 2008, 2012), Fischer (2006), Deluiz (1996), Di Pierro et al (2001), Rodrigues (2010), Curto (2009), Rolim(2015) dentre outros autores referência no campo, para embasar teoricamente a discussão sobre o(s) acesso(s) e uso(s) às TIC. Utilizamos como instrumento de investigação questionários aplicados junto ao corpo docente e discente nos dois turnos em que a escola1funciona. No intuito de contribuir no estudo, abordo minha prática de estágio realizada em uma escola Municipal voltada para o ensino de jovens e adultos modular, localizada no centro do Rio de Janeiro, onde os novos alunos são avaliados como forma de triagem para que sejam direcionados ao módulo de acordo com a série correspondente. Os resultados apontam que professores e estudantes ainda tem um longo caminho a trilhar no que diz respeito ao uso e acesso às TIC, corroborando com a discussão dos autores que fundamentam esta monografia quanto as imprecisões sobre a sua presença nas escolas e onde prevalece o caráter instrumental e pragmatista, em detrimento da apropriação destes aparatos por parte dos usuários que possibilitassem ampliar e enriquecer processos de escolarização, além alargar o caráter inclusivo da educação.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Tecnologia da informação
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Roberta Batista dos. As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSantos.pdf336.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.