Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12985
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Roberta Batista dos |
Orientador: | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de |
Resumo: | Esta monografia discute sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por parte dos professores do Ensino Fundamental junto aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico a pesquisa de campo é complementada por pesquisa bibliográfica e documental, buscando fundamentar a análise sobre o uso de tecnologias nas propostas levadas às salas de aula, bem como a apropriação destes aparatos por parte dos docentes e dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem e, mais especificamente na/para a educação de jovens e adultos – EJA. Toma os estudos de Pretto (2005, 2008, 2012), Fischer (2006), Deluiz (1996), Di Pierro et al (2001), Rodrigues (2010), Curto (2009), Rolim(2015) dentre outros autores referência no campo, para embasar teoricamente a discussão sobre o(s) acesso(s) e uso(s) às TIC. Utilizamos como instrumento de investigação questionários aplicados junto ao corpo docente e discente nos dois turnos em que a escola1funciona. No intuito de contribuir no estudo, abordo minha prática de estágio realizada em uma escola Municipal voltada para o ensino de jovens e adultos modular, localizada no centro do Rio de Janeiro, onde os novos alunos são avaliados como forma de triagem para que sejam direcionados ao módulo de acordo com a série correspondente. Os resultados apontam que professores e estudantes ainda tem um longo caminho a trilhar no que diz respeito ao uso e acesso às TIC, corroborando com a discussão dos autores que fundamentam esta monografia quanto as imprecisões sobre a sua presença nas escolas e onde prevalece o caráter instrumental e pragmatista, em detrimento da apropriação destes aparatos por parte dos usuários que possibilitassem ampliar e enriquecer processos de escolarização, além alargar o caráter inclusivo da educação. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Tecnologia da informação Prática de ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Nov-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANTOS, Roberta Batista dos. As novas tecnologias no ensino de jovens e adultos: considerações docentes e discentes. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSantos.pdf | 336.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.