Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12993
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Orgami: embalagem sustentável
Autor(es)/Inventor(es): Paschoal, Beatriz de Resende
Orientador: Monteiro, Beany Guimarães
Resumo: ORGAMI é uma linha de embalagens ecológicas, disponíveis em dois tamanhos, desenvolvida com o intuito de oferecer para consumidores conscientes uma opção de substituir o uso de sacolas plásticas nas compras de produtos de hortifruti e a granel. Sua estrutura utiliza como principal material o tecido de algodão, proveniente do descarte da indústria têxtil, com revestimento de cera de carnaúba, que visa a proteção e a impermeabilização do produto. Esse projeto também busca se inserir em uma economia circular, não apenas por meio da escolha de seus materiais, mas também por sugerir um modelo de negócio sustentável para sua produção. Modelo esse que permita a geração de renda para projetos sociais que atendam comunidades carentes. De modo a alcançar os resultados pretendidos, a metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica, visitas de campo, sugestão de alternativas, análise de similares, definição de materiais, criação de modelos tridimensionais e testes com protótipos.
Palavras-chave: Design de embalagem
Design sustentável
Design social
Embalagem sustentável
Economia circular
Lixo zero
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PASCHOAL, Beatriz de Resende. Orgami: embalagem sustentável. 2020. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial – Projeto de Produto) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRPaschoal.pdf4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.