Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13008
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial
Author(s)/Inventor(s): Andrade, Thaiane Santana Lopes de
Advisor: Amaral, Daniela Patti do
Abstract: O presente trabalho busca contribuir para a discussão acerca da formação dos profissionais pedagogos que lidarão com a realidade contemporânea na educação escolar e não escolar. Buscamos compreender a história de construção do currículo de pedagogia, assim como o contexto no qual está inserido a atual proposta de reformulação curricular para o curso de pedagogia da FE/UFRJ. Os objetivos da pesquisa foram identificar aspectos no currículo do curso de pedagogia que anunciam uma identidade ampliada para o profissional pedagogo através de uma análise teórica e documental, além de análise de questionários aplicados aos ingressantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Este trabalho está inserido em um contexto de reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFRJ e buscou-se, através de entrevistas, compreender o debate sobre a identidade do profissional de pedagogia através da ótica de indivíduos que participaram ativamente desse processo. Adicionalmente, investigou-se a perspectiva de alunos ingressantes do curso a respeito da identidade do profissional pedagogo formado pela Faculdade de Educação da UFRJ através da aplicação de questionário a um grupo específico de alunos ingressantes no curso no período de 2019.1 e 2019.2. Concluímos que é possível notar uma tendência à compreensão da identidade profissional do pedagogo que se aproxima das ideias lideradas por Libâneo ( apud , CRUZ, 2008), que compreende pedagogia como o campo de reflexão teórica acerca das práticas educativas, considerando a docência, mas não se restringindo a ela.
Keywords: Pedagogia
Identidade profissional
Currículo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDRADE, Thaiane Santana Lopes de. Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAndrade.pdf437.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.