Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13021
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comportamento do consumidor: um estudo sobre satisfação, lealdade e custos de mudança no setor de telefonia móvel
Author(s)/Inventor(s): Machado, Roberto Andrés Cruz Louback
Advisor: Leite, Valdecy Faria
Abstract: O ambiente de serviços e em especial o de telefonia celular tem passado por diversas mudanças e o consumidor se torna cada vez mais independente de seu provedor. Nesse contexto, com o objetivo de investigar o comportamento do usuário de telefonia móvel e sua lealdade em relação à sua operadora, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre os conceitos e teorias de Satisfação, Lealdade e Custos de mudança. Ainda, foi realizada uma pesquisa exploratória com uma amostra por conveniência investigando seu comportamento de mudança de operadora bem como sua percepção de custos de mudança. Para tanto, foi aplicado um questionário fechado com 218 respostas válidas e por conseguinte, uma análise estatística dos dados já tabulados. Os resultados indicam que o mercado está bem equilibrado em relação à concorrência; a satisfação dos entrevistados está diretamente ligada à intenção de permanência na mesma operadora; no entanto, motivos como melhores tarifas/preços em outras operadoras, oferecimento de aparelhos celulares e serviços integrados são fortes atrativos para a troca de companhia de telefone celular.
Keywords: Telefonia móvel
Satisfação do cliente
Lealdade
Custos
Comportamento do consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Completa - Roberto Louback.pdf794,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.