Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13021
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comportamento do consumidor: um estudo sobre satisfação, lealdade e custos de mudança no setor de telefonia móvel
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Roberto Andrés Cruz Louback
Orientador: Leite, Valdecy Faria
Resumo: O ambiente de serviços e em especial o de telefonia celular tem passado por diversas mudanças e o consumidor se torna cada vez mais independente de seu provedor. Nesse contexto, com o objetivo de investigar o comportamento do usuário de telefonia móvel e sua lealdade em relação à sua operadora, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre os conceitos e teorias de Satisfação, Lealdade e Custos de mudança. Ainda, foi realizada uma pesquisa exploratória com uma amostra por conveniência investigando seu comportamento de mudança de operadora bem como sua percepção de custos de mudança. Para tanto, foi aplicado um questionário fechado com 218 respostas válidas e por conseguinte, uma análise estatística dos dados já tabulados. Os resultados indicam que o mercado está bem equilibrado em relação à concorrência; a satisfação dos entrevistados está diretamente ligada à intenção de permanência na mesma operadora; no entanto, motivos como melhores tarifas/preços em outras operadoras, oferecimento de aparelhos celulares e serviços integrados são fortes atrativos para a troca de companhia de telefone celular.
Palavras-chave: Telefonia móvel
Satisfação do cliente
Lealdade
Custos
Comportamento do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa - Roberto Louback.pdf794.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.