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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorOliveira, João Vítor Baqueiro de-
dc.date.accessioned2020-09-13T23:09:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13030-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleA utilização do EAD como forma democrática de ensino no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia foi concebida após mais de três anos de trabalho com o fascinante mundo do ensino a distância e o observando como uma importante ferramenta de democratização do ensino no Brasil e assim através de um trabalho sério levar qualidade a todas as pessoas, independentes de suas condições geográfica e social. Porém caberá o questionamento de como está sendo conduzido a evolução desta modalidade de ensino pelo MEC e onde há oportunidades de negócio por parte das universidades e instituições de ensino para aumentarem o número de alunos atendidos e assim crescerem em faturamento e importância educacional. O presente trabalho abordará as peculiaridades da modalidade EAD, principalmente em relação ao ensino presencial a partir do ponto de vista pedagógico e de negócios e para isso será estudado o passado recente daquela modalidade no Brasil, principalmente após a Lei de Diretrizes e Bases da educação do ano de 2001. Aspectos específicos como ferramentas de ensino a distância, uso de material didático e o papel do professor neste contexto será abordado bem como a oportunidade das universidades e institutos de ensino aumentar seu número de alunos e faturamento expandindo assim suas fronteiras e trazendo soluções em educação no país. Tem-se como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscou-se analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluiu-se posteriormente que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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