Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, João Vítor Baqueiro de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-13T23:09:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13030 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.title | A utilização do EAD como forma democrática de ensino no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8104649154993809 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia foi concebida após mais de três anos de trabalho com o fascinante mundo do ensino a distância e o observando como uma importante ferramenta de democratização do ensino no Brasil e assim através de um trabalho sério levar qualidade a todas as pessoas, independentes de suas condições geográfica e social. Porém caberá o questionamento de como está sendo conduzido a evolução desta modalidade de ensino pelo MEC e onde há oportunidades de negócio por parte das universidades e instituições de ensino para aumentarem o número de alunos atendidos e assim crescerem em faturamento e importância educacional. O presente trabalho abordará as peculiaridades da modalidade EAD, principalmente em relação ao ensino presencial a partir do ponto de vista pedagógico e de negócios e para isso será estudado o passado recente daquela modalidade no Brasil, principalmente após a Lei de Diretrizes e Bases da educação do ano de 2001. Aspectos específicos como ferramentas de ensino a distância, uso de material didático e o papel do professor neste contexto será abordado bem como a oportunidade das universidades e institutos de ensino aumentar seu número de alunos e faturamento expandindo assim suas fronteiras e trazendo soluções em educação no país. Tem-se como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscou-se analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluiu-se posteriormente que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA EAD.pdf | 230.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.