Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13030
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A utilização do EAD como forma democrática de ensino no Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, João Vítor Baqueiro de |
Orientador: | Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de |
Resumo: | Esta monografia foi concebida após mais de três anos de trabalho com o fascinante mundo do ensino a distância e o observando como uma importante ferramenta de democratização do ensino no Brasil e assim através de um trabalho sério levar qualidade a todas as pessoas, independentes de suas condições geográfica e social. Porém caberá o questionamento de como está sendo conduzido a evolução desta modalidade de ensino pelo MEC e onde há oportunidades de negócio por parte das universidades e instituições de ensino para aumentarem o número de alunos atendidos e assim crescerem em faturamento e importância educacional. O presente trabalho abordará as peculiaridades da modalidade EAD, principalmente em relação ao ensino presencial a partir do ponto de vista pedagógico e de negócios e para isso será estudado o passado recente daquela modalidade no Brasil, principalmente após a Lei de Diretrizes e Bases da educação do ano de 2001. Aspectos específicos como ferramentas de ensino a distância, uso de material didático e o papel do professor neste contexto será abordado bem como a oportunidade das universidades e institutos de ensino aumentar seu número de alunos e faturamento expandindo assim suas fronteiras e trazendo soluções em educação no país. Tem-se como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscou-se analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluiu-se posteriormente que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país. |
Palavras-chave: | Políticas públicas Brasil Educação a distância Inclusão social Gestão |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA EAD.pdf | 230.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.