Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13046
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A influência da imagem de país na percepção de qualidade pelo consumidor de tênis
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Tatiana Maria Bernardo da
Tutor: Leite, Valdecy Faria
Resumen: As imagens constituem um dos materiais intelectuais mais importantes do ser humano, sendo capazes de direcionar e influenciar o comportamento deste. Diversos estudos já mostraram que o país de origem afeta as atitudes relativas a produtos e serviços pelos consumidores. Esta monografia visa tratar da influência do país de origem na percepção de qualidade de marca e produto. O produto em questão é o tênis, e a pesquisa envolve as seguintes marcas: Olympikus, Nike, Adidas, Reebok, Mizuno e Rainha. Buscando analisar a percepção de um grupo de consumidores, optou-se pela pesquisa qualitativa, já que a pesquisa qualitativa proporciona uma melhor visão e compreensão do problema. A técnica utilizada é a condução de entrevistas em profundidade. As entrevistas foram realizadas dentro do Ginásio de esportes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre os dias 15 e 19 de junho de 2009, e registradas com o auxílio de um gravador de MP4 e um caderno. Pode ser percebido ao longo da análise das entrevistas, que a imagem de país afetou a percepção de produto no grupo pesquisado. Porém, esta não se referia a produção física do produto, mas ao país de origem da marca, ou ao país que os interessados consideravam ser da marca. Questões como as propagandas utilizadas pelas marcas também foram citadas pelos entrevistados como pontos que os fizeram se interessar e crer que a marca era melhor do que outras.
Materia: Mercado de tênis
Comportamento do consumidor
Percepção de marca
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Tatiana Maria Bernardo da Silva.doc.pdf266.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.