Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13089
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing interno na AmBev: um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Figueredo, Roberta Terra
Advisor: Albuquerque, José de
Abstract: Neste estudo, é possível analisar como o processo de adoção do endomarketing pode ser viabilizado pelas organizações de forma estratégica, com a finalidade de alcançar a melhoria nas relações com o seu público interno e, consequentemente, com o seu público externo. A pesquisa, realizada na AmBev, levantou dados a respeito das ações de marketing interno que a empresa desenvolve através da contratação, treinamento e desenvolvimento, motivação, avaliação e recompensa, comunicação interna, qualidade de vida no trabalho e atividades sociais para a comunidade. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada por meio de entrevistas com os principais responsáveis em coordenar as ações voltadas para os funcionários. Os resultados confirmam a importância de a organização voltar seu foco para o cliente interno, entendendo que a valorização do pessoal pela instituição é fator fundamental para a busca de vantagem competitiva
Keywords: Cliente interno
Endomarketing
Motivação
Valorização
Marketing interno
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Final.pdf562.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.