Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Strozenberg, Ilana | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-24T17:46:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:30Z | - |
dc.date.issued | 2007-10-24 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Luiz Arruda de Araújo. As marcas visuais da Feira de São Cristóvão; a relação entre global e local. 2007. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1309 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marca | pt_BR |
dc.subject | Visual | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Feira de São Cristóvão | pt_BR |
dc.title | As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Monica Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva Júnior, Amaury Fernandes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir da análise das marcas visuais da Feira de São Cristóvão - atualmente denominada Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - o trabalho aponta para a evidência, nelas, de um hibridismo cultural que, segundo Canclini, é característica típica da contemporaneidade e do processo de globalização. As expressões dessa cultura híbrida são investigadas através de entrevistas em profundidade e de registros fotográficos realizados ao longo da pesquisa. As “cenas híbridas” capturadas apresentam marcas visuais tanto do local quanto do global, considerando-se, como local, a tradição regional nordestina, e, como globais, os elementos que pertencem a um repertório facilmente decodificado no Brasil e em outros lugares do planeta. Os dois aspectos coexistem no espaço da Feira, onde se misturam sem se esgotarem. Produz-se, assim, uma identidade híbrida que não é a mera síntese de seus componentes iniciais, pois possui características próprias que podem ser percebidas em uma visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LPinheiro.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.