Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1309
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
Autor(es)/Inventor(es): Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: A partir da análise das marcas visuais da Feira de São Cristóvão - atualmente denominada Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - o trabalho aponta para a evidência, nelas, de um hibridismo cultural que, segundo Canclini, é característica típica da contemporaneidade e do processo de globalização. As expressões dessa cultura híbrida são investigadas através de entrevistas em profundidade e de registros fotográficos realizados ao longo da pesquisa. As “cenas híbridas” capturadas apresentam marcas visuais tanto do local quanto do global, considerando-se, como local, a tradição regional nordestina, e, como globais, os elementos que pertencem a um repertório facilmente decodificado no Brasil e em outros lugares do planeta. Os dois aspectos coexistem no espaço da Feira, onde se misturam sem se esgotarem. Produz-se, assim, uma identidade híbrida que não é a mera síntese de seus componentes iniciais, pois possui características próprias que podem ser percebidas em uma visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.
Palavras-chave: Marca
Visual
Hibridismo cultural
Feira de São Cristóvão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Out-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHEIRO, Luiz Arruda de Araújo. As marcas visuais da Feira de São Cristóvão; a relação entre global e local. 2007. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPinheiro.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.