Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13139
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing conversacional: da comunicação de massa ao diálogo.
Author(s)/Inventor(s): Goldmeier, Laura Filgueiras
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: Esse trabalho analisa a história da evolução dos meios de comunicação, pontuando a sua interação com o marketing, até o cenário atual que conta com uma crescente participação do consumidor, através do conceito de Marketing Conversacional. Para isso irá explorar momentos importantes dentro da comunicação de marketing, desde a massificação gerada pela Revolução Industrial, passando pela evolução das formas de comunicação até o conceito de Comunicação Interativa. Como objetivo final abordará o tema do Marketing Conversacional, que propõe uma verdadeira troca entre empresa e consumidores, de modo a intensificar o benefício mútuo das relações comerciais. É necessário analisar a constante evolução dos meios e ferramentas de comunicação disponíveis, e como esses fatores vieram a influenciar a perspectiva do consumidor, dando mais poder e liberdade a esse elemento que historicamente sempre foi considerado como ponta no processo. Em um mundo em que a constante transformação, e em que a aceleração de técnicas e ferramentas de produção se dá de forma veloz, existe uma oferta cada vez maior de produtos e serviços que democratizam o processo produtivo através de demandas específicas e cada vez mais exigentes. Temos, então, que esse “novo” poder do consumidor é a verdadeira chave para a efetividade da comunicação e, consequentemente, sucesso nas vendas de produtos e serviços.
Keywords: Marketing conversacional
Meios de comunicação
Consumidores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia laura goldmeier_final.pdf637,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.