Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1313
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Dumphreys, Lucas
Tutor: Santini, Rose Marie
Resumen: Analisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações.
Materia: Redes sociais
Ideologia
Facebook
Filtro de informação
Informação seletiva
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LDumphreys.pdf2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.