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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O mundo luxuoso das marcas: uma análise do mercado de luxo mundial e brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Lima, Sammya Saddi Naccache
Advisor: Iorio, Vitor Mario
Abstract: Parece paradoxal que, num país no qual, segundo dados do IBGE no ano de 2008, 22,6% das famílias vivem com menos de meio salário mínimo per capita, exista uma crescente discussão sobre o mercado dos produtos de luxo começando a chamar cada vez mais a atenção dos estudiosos e do público em geral. Como acontece em todo mundo, também aqui esse segmento movimenta consideráveis volumes de negócios, atrai profissionais de marketing e suscita o aparecimento de cursos e estudos voltados para o setor. O mercado de Luxo é muito mais complexo que o mercado de produtos e serviços tradicionais. Além dos aspectos gerais que envolvem a compra de um bem, os artigos de Luxo recebem uma dose extra de expectativa quanto à qualidade e excelência. Esse mercado é muito envolvente, ele mexe com emoções e desejos, não só com o dinheiro em si, e desejo está em qualquer classe social, do topo à base da pirâmide. Tradição, busca da exclusividade, diferenciação, raridade, autoafirmação e busca do poder, todas estas questões são discutidas no presente trabalho, analisando o perfil de cada tipo de consumidor de Luxo, suas condições financeiras, fraquezas, anseios e desejos. O desejo pelo luxo é uma característica da espécie humana. Há nele, uma busca por um tipo de ideal de beleza, sensualidade, qualidade, prazer, elegância, que traduz inspirações profundamente humanas. Como pode um mercado gerado por consumo movido pelo desejo fazer circular tanto dinheiro? Desconsiderando, no âmbito desse trabalho, as discussões sobre desigualdades econômicas e má distribuição de renda em nosso país, faz-se a apresentação desse mercado sob a ótica de um segmento da economia com enormes potenciais de crescimento, geração de renda e de trabalho. Assim, o presente trabalho tem a intenção de diagnosticar os fatores que levam a esta satisfação plena, tantos nos aspectos racionais, como emocionais, que são os grandes propulsores deste consumo em questão.
Keywords: Marketing
Exclusividade
Marcas
Consumo
Mercado brasileiro
Análise de mercado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

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