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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorVieira, Fabrício da Silva-
dc.date.accessioned2020-10-09T22:32:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13206-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle administrativopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectPedágiospt_BR
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.titleUma análise do modelo brasileiro de concessão de cobrança de padágio em rodoviaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoTodos os dias milhões de pessoas pagam pedágio para circular em rodovias brasileiras. Na maioria das vezes esse pagamento é feito a uma concessionária privada que através de licitação pública obteve o direito de administrar a rodovia. Tal situação seria completamente inusitada há apenas quinze anos. O que prevalecia então era um poder público que assumia total responsabilidade, muitas vezes de forma insatisfatória, pela construção, expensão, manutenção e, em raríssimos casos, execução de cobrança de pedágios em rodovias. Essa monografia tem por objetivo investigar, em linhas gerais, o impacto de tão profunda mudança ocorrida no país. Isso é feito tentando formular o que se poderia entender como um modelo brasileiro de concessão para a gestão e exploração de rodovias. Feito isso, investigamos os benefícios e as limitações impostas por esse modelo. Finalmente, analisamos os resultados obtidos com a utilização prática do mesmo, investigando o caso específico da Via Dutra, a mais importante rodovia brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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