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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise do modelo brasileiro de concessão de cobrança de padágio em rodovias
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Fabrício da Silva
Orientador: Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
Resumo: Todos os dias milhões de pessoas pagam pedágio para circular em rodovias brasileiras. Na maioria das vezes esse pagamento é feito a uma concessionária privada que através de licitação pública obteve o direito de administrar a rodovia. Tal situação seria completamente inusitada há apenas quinze anos. O que prevalecia então era um poder público que assumia total responsabilidade, muitas vezes de forma insatisfatória, pela construção, expensão, manutenção e, em raríssimos casos, execução de cobrança de pedágios em rodovias. Essa monografia tem por objetivo investigar, em linhas gerais, o impacto de tão profunda mudança ocorrida no país. Isso é feito tentando formular o que se poderia entender como um modelo brasileiro de concessão para a gestão e exploração de rodovias. Feito isso, investigamos os benefícios e as limitações impostas por esse modelo. Finalmente, analisamos os resultados obtidos com a utilização prática do mesmo, investigando o caso específico da Via Dutra, a mais importante rodovia brasileira.
Palavras-chave: Controle administrativo
Rodovias
Pedágios
Licitação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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