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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O processo de tomada de decisão do consumidor para restaurantes
Author(s)/Inventor(s): Ranke, Marina Mussi Von
Advisor: Iorio, Vitor Mario
Abstract: Este trabalho tem como objetivo entender como se dá o processo de tomada de decisão e quais fatores influenciam o consumidor na escolha de restaurantes, como forma de lazer ou entretenimento. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas qualitativas, com jovens universitários e recém formados, residentes no Rio de Janeiro, entre 21 e 27 anos. O modelo de tomada de decisão adotado foi o apresentado por Solomon (2008), em que o consumidor reconhece um problema, busca informações, analisa alternativas, escolhe um produto e verifica os resultados. O estudo, porém, mostrou que nem todos os entrevistados seguem esses passos na hora de escolher um restaurante. Os fatores de influência estudados foram: novidade, preço, localização, ocasião, companhia, tipo de comida, ambiente e atendimento. Através das entrevistas, pôde-se identificar que os fatores que mais influenciam na escolha de restaurante são: tipo de comida, preço e localização. A maior parte dos entrevistados busca informações com amigos, prefere inovar ao escolher restaurantes, e considera o atendimento fundamental.
Keywords: Comportamento do consumidor
Restaurantes
Tomada de decisão
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

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