Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13228
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Por uma poética do contato: ancoragem emocional, cidade-equívoco e terreno baldio
Autor(es)/Inventor(es): Amorim, Rafael Cristiano Ferreira de
Orientador: Oliveira, Dinah de
Resumo: Entendido como um trabalho de conclusão em curso, por uma poética do contato: ancoragem emocional, cidade-equívoco e terreno baldio, pretende apontar e discursar para e sobre as relações entre a arte e o território urbano – tema central da pesquisa desenvolvida no curso de bacharelado em artes visuais/escultura da universidade federal do rio de janeiro. Para desenvolver os três conceitos basilares deste estudo, o presente trabalho buscou pensar a escrita de artista, tal como o território urbano, como espaços de deslocamentos e inventividades: intensos campos escultóricos. Além de assumir uma escrita de caráter investigativo e relacional, por uma poética do contato conta com três principais eixos metodológicos. São eles: a narrativa em primeira pessoa, conferindo ao desenvolvimento deste estudo o lugar de uma escrita-testemunho para o pensamento em artes; as experiências em exposições e residências artísticas às quais o discente participou concomitantemente ao período de formação (2014-2020) e a elaboração de uma bibliografia construída por excertos de textos escritos por jovens artistas e historiadores em início de trajetória.
Palavras-chave: Arte
Território urbano
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jul-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AMORIM, Rafael Cristiano Ferreira de. Por uma poética do contato: ancoragem emocional, cidade-equívoco e terreno baldio. 2020. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2020.
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Escultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCFAmorim.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.