Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1325
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Marcio Tavares de | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Beatriz Alves | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T17:58:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-25 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1325 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Entretenimento | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Herschmann, Micael Maiolino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sacramento, Igor Pinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1758813567228605 | pt_BR |
dc.description.resumo | Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BMESQUITA.pdf | 658.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.