Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1325
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
Autor(es)/Inventor(es): Mesquita, Beatriz Alves
Tutor: Amaral, Marcio Tavares de
Resumen: Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.
Materia: Marketing
Entretenimento
Música
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMESQUITA.pdf658.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.