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http://hdl.handle.net/11422/13263
Especie: | Dissertação |
Título : | Análise da alocação de embarcações de apoio offshore com o uso de heurísticas e simulação de eventos discretos |
Autor(es)/Inventor(es): | Vianna, Igor Girão Peres |
Tutor: | Ferreira Filho, Virgílio José Martins |
Resumen: | As atividades de exploração e produção de óleo e gás (E&P) offshore têm imposto grandes desafios à área de planejamento e operação de recursos e infraestrutura logísticos. A utilização adequada das embarcações supridoras é fundamental para a manutenção de uma operação eficiente e com custo aceitável, dado que a quantidade de cargas movimentada é grande. Neste trabalho são apresentadas e comparadas quatro estratégias diferentes de alocação de barcos às cargas e às unidades marítimas: a primeira conhecida como regra FIFO, duas heurísticas gulosas de alocação e um método exato de otimização. Para a realização dessa comparação foi desenvolvido um simulador de eventos discretos que visa replicar as condições operacionais presentes no cenário offshore brasileiro e selecionado um grupo de indicadores que forneçam um panorama geral dos principais pontos da operação. Ao final são apresentados resultados que demonstram a validade da utilização de estratégias baseadas em heurísticas, já que apresentam valores próximos dos obtidos com o método exato de otimização, porém, em um menor tempo computacional e sem a necessidade da utilização de programas externos. |
Resumen: | Offshore oil and gas exploration and production activities have imposed major challenges to planning and operation of resources and logistics infrastructure. Proper dimensioning and use of supply vessels are essential tasks to hold an efficient and costeffective operation, since the amount of cargo handled is substantial. In this work, four different approaches for vessels allocation to maritime units and cargos are presented: one known as FIFO rule, two allocation greedy heuristics and one exact optimization method. To be possible compare the approaches the development of a discrete-event system simulator, which represents the operating conditions of Brazilian offshore scenario, was necessary. Associate with the simulator, the selection of a group of indicators that allowed an operation overview. The results evidence the useful of the approaches based on heuristics, because they present values close to the optimization method, but with shorter execution time. |
Materia: | Transporte de carga Logística Estruturas offshore Simulação de sistemas |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Produção |
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