Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13338
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos efeitos hidrodinâmicos associados à resistência adicional em ondas
Autor(es)/Inventor(es): Souza Neto, Álvaro José
Orientador: Esperança, Paulo de Tarso Themistocles
Coorientador: Vitola, Marcelo de Araújo
Resumo: A resistência adicional em ondas, por estar associada à prática da navegação, é de grande importância econômica, ambiental e estratégica. Muitos cascos são projetados considerando os dados de resistência em mar calmo, no entanto, perdem eficiência quando encontram condições ambientais adversas. Esta pesquisa propõe a investigação do fenômeno, por metodologia CFD, com ênfase nos efeitos das tensões viscosas, dos movimentos do navio (radiação) e da interação direta entre onda incidente e casco (difração). As hipóteses da superposição linear entre os efeitos e a da resistência adicional como um fenômeno não-viscoso, adotadas na abordagem potencial, são examinadas. O estudo inclui também uma análise das formulações de RANS e Euler nas simulações de resistência em mar calmo e em ondas. O problema físico modelado consiste no ensaio de resistência de um casco em escala, recebendo ondas regulares de proa. Restrições são impostas às simulações principais e os efeitos hidrodinâmicos isolados. Conclui-se que, na região onde o comprimento da onda é próximo ao do navio, a resistência adicional é basicamente influenciada pelos movimentos verticais do casco, que os efeitos viscosos podem ser negligenciados e que a interação entre radiação e difração reduz a força adicional.
Resumo: Since the added resistance in waves is associated with ocean navigation, it has a great economic, environmental and strategic importance. Hulls are usually designed according to resistance data in calm seas and therefore, they lose efficiency when encounter adverse environmental conditions. This research proposes the phenomenon investigation, through CFD methodology, into effects of shear stresses, vertical ship motions (radiation) and direct interaction between incident wave and hull (diffraction). The linear superposition principle and hypothesis of inviscid phenomena, adopted in the potential approach, are examined. The study includes analysis of RANS and Euler formulations in resistance simulations. A resistance test with a scaled hull, in head regular waves, is simulated. Restrictions are imposed on resistance simulations and hydrodynamic effects, isolated. Among others things, it was concluded that, for the wavelength similar to the ship length, the added resistance in waves is basically influenced by the vertical motions, the viscous effects can be neglected and the interaction between radiation and diffraction reduces the added force.
Palavras-chave: Resistência Adicional em ondas
Análise CFD
RANS
Euler
Efeitos viscosos
Radiação
Difração
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Oceânica

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