Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1336
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os refugiados judeus na era Vargas e o papel do embaixador brasileiro na França: Luiz Martins de Souza Dantas
Autor(es)/Inventor(es): Ferraz, Bárbara Zimetbaum
Orientador: Nolasco, Sócrates Alvares
Resumo: Aanálise e exposição da política imigratória do período Vargas durante a Segunda Guerra Mundial, especificamente no tocante aos refugiados judeus de países da Europa. Para isso, trazemos à tona a memória do embaixador Luiz Martins de Souza Dantas, que dentro do contexto de um governo com postura antissemita e contrário a entrada de judeus no país, concedeu centenas de vistos à pessoas que, beirando o extermínio, encontraram neste homem uma possibilidade de sobrevivência. Para realizar essa pesquisa, foram utilizados, além de livros que abordaram o papel do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, muitos documentos oficiais trocados entre embaixadas do Brasil no exterior, artigos de revistas e jornais da época, charges, cartazes, depoimentos de sobreviventes encontrados no museus do holocausto de Jerusalém, Nova Iorque, Washington e no memorial do holocausto em Boston, além de uma entrevista em profundidade realizada com uma testemunha salva pelo embaixador Souza Dantas. Nesse sentido, o projeto tem como principal objetivo evidenciar um período obscuro da história política de um Brasil que poucos conhecem, através da recuperação do trabalho de alguém que, ao se colocar como antagonista à tais políticas, salvou centenas de vidas judias do regime Nazista.
Palavras-chave: Migração
Judeus
Refugiados
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERRAZ, Bárbara Zimetbaum. Os refugiados judeus na era Vargas e o papel do embaixador brasileiro na França. Luiz Martins de Souza Dantas. 2016. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BZFERRAZ.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.