Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13378
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Evolução da mortalidade por câncer de esôfago em homens no sul do Brasil, entre 1980-2010
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Larissa Borges dos Santos de
Tutor: Guimarães, Raphael Mendonça
Resumen: Em sua fase inicial, o Câncer de Esôfago não apresenta sinais. Porém, com o progresso da doença, alguns sintomas são característicos, como dificuldade ou dor ao engolir, dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito), dor torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda do apetite. Com diagnóstico tardio, sua taxa de mortalidade é alta em algumas regiões do país. . A partir das taxas encontradas, foram feitas buscar para explicar possíveis relações entre fatores de risco e desenvolvimento do câncer de esôfago. Nesse trabalho, foi escolhida a região sul do Brasil, pois o interesse em estudar um câncer que possui características relacionadas à desenvolvimento econômico mais baixo, sendo que a região sul do Brasil está em segundo lugar no ranking que regiões mais ricas do país. Na metodologia do estudo, foram utilizados dados secundários obtidos através do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e pesquisadas na base de dados da página do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e da página do atlas de mortalidade por câncer do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos resultados, enquanto Rio Grande do Sul destoa-se com altas taxas, Santa Catarina e Paraná possuem taxas estáveis e claramente mais baixas quando comparadas ao Rio Grande do Sul nos anos estudados. Nas três capitais estudadas é possível notar uma tendência de flutuação cíclica em Porto Alegre. Ao analisar a linha de Curitiba e Florianópolis é possível notar uma tendência de decréscimo em ambas as taxas ao longo do tempo. Neste Estudo foram analisadas as taxas de mortalidade em homens do sul do Brasil entre os anos de 1980 e 2010. De acordo com os resultados encontrados é possível verificar que o estado do Rio Grande do Sul contrasta-se com altas taxas enquanto os estados de Santa Catarina e Paraná possuem taxas mais baixas e estáveis. Apesar de o Paraná ter apresentado discreto pico em 2006 onde sua taxa chegou a 12,74 em 100 mil habitantes ainda assim não se tornou tão relevante em relação aos outros Estados. É visto assim a importância desse tema para saúde pública, já que essas altas taxas de mortalidade podem ser prevenidas.
Materia: Neoplasias esofágicas
Saúde do homem
Fatores de risco
Mortalidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MENEZES, Larissa Borges dos Santos de. Evolução da mortalidade por câncer de esôfago em homens no sul do Brasil, entre 1980-2010. 2013. 29 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LBSMenezes.pdf311.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.