Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13389
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : História dos direitos humanos no Brasil: a ditadura militar (1964-1985) e o movimento das “Diretas-Já” (1983 – 1984)
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Victor Matheus de
Tutor: Legale, Siddharta
Resumen: Esta pesquisa se propõe a fazer uma revisão sobre a corrente da Deep History, mais tradicional na academia brasileira, tentando demonstrar que a mesma não é única e tampouco incontroversa, quando identifica a Revolução Francesa como criadora do conceito de Direitos Humanos. Para tanto, faz-se uso de uma abordagem revisionista e antideterminista da história para identificar o ponto fulcral de surgimento dos Direitos Humanos como sendo o final do século XX, quando abandonam sua raiz liberal-cristã. Especificamente no caso brasileiro, tenta-se demonstrar que a redemocratização após a ditadura militar de 1964 foi feita pelas manifestações de diferentes grupos na sociedade que utilizaram da recém-criada linguagem dos Direitos Humanos para legitimar seus pleitos, na figura simbólica do movimento das “Diretas Já”, uma vez que a linguagem constitucional e política não conseguia abranger essa demanda à época, tendo sido absorvida pelo regime militar. Conclui-se que o caso brasileiro suporta a teoria revisionista de surgimento dos Direitos Humanos, colocando sua real aparição na década de 1980, quando consegue de fato atingir uma pretensão à universalidade, essencial ao conceito.
Materia: História dos Direitos Humanos
Direitos Humanos
Movimento das “Diretas Já”
História do Brasil
Ditadura Militar
Revisionismo
Human Rights History
Human Rights
“Diretas Já” movement
History of Brazil
Military Dictatorship
Revisionism
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LIMA, Victor Matheus de. História dos direitos humanos no Brasil: a ditadura militar (1964-1985) e o movimento das “Diretas-Já” (1983 – 1984). 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VMLima.pdf391.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.