Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13399
Type: Livro
Title: Quanto vale o verde: a importância econômica das unidades de conservação brasileiras
Other contributions: Young, Carlos Eduardo Frickmann
Medeiros, Rodrigo
Abstract: O impacto dos resultados do estudo permitiu estabelecer um novo patamar de discussão sobre o papel das UCs na economia nacional, sobretudo em contraposição à percepção ainda existente em parte da sociedade que interpreta as áreas dedicadas à conservação como um entrave ao desenvolvimento econômico e social porque seriam incompatíveis com outras atividades produtivas, como mineração, agropecuária e geração de energia. A premissa por trás desse raciocínio é a de que os investimentos realizados com a conservação do meio ambiente não trazem benefícios tangíveis para a sociedade. O estudo realizado demonstrou o contrário, comprovando que são inúmeros e volumosos os retornos que as UCs trazem para a sociedade. Com a realização de novos compromissos do governo brasileiro relacionados ao meio ambiente, bem como com a maior difusão da discussão sobre as consequências das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade, pretende-se agora atualizar e sofisticar a análise, verificando se as conclusões apontadas no estudo anterior permanecem válidas e adicionando temas, com projeções para um novo período de cinco anos. Neste livro são apresentados de maneira sistemática e objetiva os principais resultados gerados pelo estudo, contendo as principais mensagens sobre a contribuição e o impacto econômico que as unidades de conservação podem ter para a economia nacional em cinco grandes temas: extrativismo e pesca; turismo e uso público, recursos hídricos e solos, carbono e ICMS Ecológico.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Unidades de conservação
Economia ambiental
Biodiversidade
Environmental economics
Biodiversity
Natural resources conservation areas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Conservação Internacional
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISBN: 9788598830346
Citation: YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; MEDEIROS, Rodrigo (org.). Quanto vale o verde: a importância econômica das unidades de conservação brasileiras. Rio de Janeiro: Conservação Internacional, 2018. 181 p.
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
978-85-98830-34-6.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.