Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1340
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Livre estou: as princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea
Author(s)/Inventor(s): Menegghini, Paula Jardim
Advisor: Cardoso, Monica Machado
Abstract: Analisa as mudanças nas representações da mulher a partir das princesas dos filmes produzidos pelos estúdios de animação Walt Disney. Amparando-se na moldura teórica dos estudos de representações sociais, essa pesquisa busca compreender os significados atribuídos à mulher através de códigos narrativos nos filmes dessa categoria. Uma vez que esses filmes têm acompanhado os acontecimentos históricos e sociais através de suas representações, analisaremos o cinema de Walt Disney como possível ferramenta de construção e/ou disseminação de estereótipos capazes de influenciar o comportamento social, em especial o das crianças. A pesquisa conjuga a análise da enunciação do filme “Frozen” cruzando os dados com o estudo das ações promocionais do filme lançadas pelos estúdios Disney em 2013 e análise de recepção através de uma pesquisa de campo com mães do público infantil feminino.
Keywords: Mulheres
Disney
História e crítica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENEGHINI, Paula Jardim. Livre estou: as princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMENEGHINI.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.