Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13434
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desenvolvimento de um equipamento acústico que permite a identificação e a orientação da anisotropia elástica em amostras de rocha
Autor(es)/Inventor(es): Bellan, Ivan de Oliveira
Tutor: Borges , Andrea Ferreira
Tutor : Ferreira, Lincoln H. Thomé
Tutor: Bellan, Rogério
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento acústico, o processamento dos dados provenientes do mesmo e a análise dos seus resultados. O equipamento desenvolvido é um protótipo capaz de medir o tempo de propagação de ondas primárias em direções diametrais de amostras cilíndricas. Este sistema permite um controle automatizado de deslocamentos ao redor da amostra e em diferentes alturas. Um recurso que viabiliza a obtenção facilitada de uma malha de dados acústicos que representa a amostra como um todo, permitindo o desenvolvimento de modelos acústicos que identifiquem e orientem a anisotropia elástica presente. Estes modelos foram construído utilizando recursos computacionais e, como etapa posterior, curvas acústicas azimutais foram traçadas. Estas curvas que modelam a anisotropia baseiam-se em duas abordagens: através do enquadramento por senoides e enquadramento por elipses, em projeção polar. No sentido de estudar a viabilidade científica dos dados oriundos do equipamento e da rotina de análise computacional, foram utilizados um cilindro de polipropileno, uma amostra de anfibolito, dois plugues calcários, oriundos de uma formação carbonática do pré-sal brasileiro, e duas amostras do calcário travertino foram analisadas. As amostras rochosas tiveram suas curvas acústicas comparadas com suas imagens de superfície e, especificamente, uma amostra do calcário travertino teve suas curvas acústicas comparadas com o resultado apontado pela técnica de micro tomografia de raios X. Esta comparação entre diferentes técnicas expôs uma divergência azimutal de apenas 6 graus.
Materia: Anisotropia elástica
Petrofísica
Raspberry Pi
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BELLAN, I.O.pdf5.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.