Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13466
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Pequenas e persistentes: uma análise do acesso às operadoras de planos de saúde de pequeno porte na modalidade médico hospitalar
Author(s)/Inventor(s): Huguenin, Thaísa Passos
Advisor: Sancho, Leyla Gomes
Co-advisor: Lima, Tatiana de Macedo Nogueira
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante estágio acadêmico na Agência Nacional de Saúde Suplementar. O mesmo analisou o acesso dos beneficiários das OPS de pequeno porte aos serviços de saúde nas seguintes vertentes: DCNT, pacientes crônicos, população economicamente ativa, população idosa, crianças entre zero e dez anos e procedimentos de alto custo a fim de verificar o acesso dos beneficiários e analisar se as OPS de pequeno porte ofertam o atendimento preconizado pela ANS – MS em cenários diversos. A metodologia utilizada associou a apuração de indicadores a uma revisão sistematizada da literatura. Os principais achados sugerem que a população atendida pelas OPS de pequeno porte possui atenção adequada nas principais demandas de saúde da população conseguindo alcançar as metas preconizadas pelo MS, na maioria dos casos. Quando comparadas as OPS de grande porte percebe-se que ambas assumem valores acima das metas do MS não havendo diferenças significativas.
Keywords: Saúde suplementar
Planos de saúde
Cuidados integrais de saúde
Acesso aos serviços de saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HUGUENIN, Thaísa Passos. Pequenas e persistentes: uma análise do acesso às operadoras de planos de saúde de pequeno porte na modalidade médico hospitalar. 2019. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPHuguenin.pdf314.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.