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http://hdl.handle.net/11422/13485
Especie: | Dissertação |
Título : | Estudo da vibração induzida por vórtices sobre um cilindro circular elasticamente apoiado pela solução numérica das equações de Reynolds |
Autor(es)/Inventor(es): | Almeida, Leonardo Henrique Guerreiro de |
Tutor: | Wanderley, Juan Bautista Villa |
Resumen: | A vibração induzida por vórtices (VIV) é um assunto ainda pouco dominado pela comunidade científica e de grande interesse na área da engenharia. Sua simulação numérica apresenta-se como um desafio, seja pela não-linearidade intrínseca a esse fenômeno, seja pela limitação computacional e restrita gama de métodos eficientes. Por esse motivo, vários estudos abordaram essa tem ática, no entanto, os resultados obtidos apresentaram- se insatisfatórios e a necessidade de melhorá-los é evidente. No presente trabalho, as equações de Navier-Stokes promediadas de Reynolds (RANS) levemente compressíveis foram resolvidas utilizando-se o método dos volumes finitos na discretização espacial e o método de Runge-Kutta de terceira ordem na integração no tempo. O código numérico foi validado pela simulação de três casos laminares (Re = 40, 100 e 200) e dois casos onde a esteira e turbulenta (Re = 500 e 1000) para o cilindro fixo. Nos casos turbulentos, os modelos de turbulência de uma equação de Spalart-Allmaras e da energia cinética turbulenta foram usados para simular a turbulência na esteira do cilindro. Por fim, simulou-se o cilindro elasticamente montado com um grau de liberdade e com baixo coeficiente de massa para Re = 2000-12000, onde foi possível capturar muitas características reportadas por estudos experimentais prévios, como é o caso do modo de emissão de vórtices 2P. No entanto, a resposta em amplitude calculada apresentou discrepâncias, as quais foram devidamente esclarecidas. O presente trabalho e pioneiro na medida em que avalia uma metodologia mais simples para o estudo da VIV visando eficiência em termos de custos computacionais. |
Resumen: | Vortex-induced vibration (VIV) is a subject that is still little dominated by the scientific community and of great interest in engineering. Its numerical simulation presents itself as a challenge, either by the intrinsic nonlinearity to this phenomenon, or by the computational limitation and restricted range of efficient methods. For this reason, several studies have addressed this theme, however, the results obtained were unsatisfactory and the need to improve them is evident. In the present work, the slightly compressible Reynolds averaged Navier-Stokes equations were solved using the finite volume method in spatial discretization and the third order Runge-Kutta method in time integration. The numerical code was validated by the simulation of three laminar cases (Re = 40, 100 and 200) and two cases in which the wake is turbulent (Re = 500 and 1000) for the fixed cylinder. In turbulent cases, the one-equation turbulence models of Spalart-Allmaras and turbulent kinetic energy were used to simulate the turbulence in the cylinder’s wake. Finally, the elastically mounted cylinder with a low degree of freedom was simulated for Re = 2000-12000, where it was possible to capture many characteristics reported by previous experimental studies, such as the vortex emission mode 2P. However, the calculated amplitude response presented discrepancies, which were duly clarified. The present work is a pioneer in that it evaluates a simpler methodology for the study of VIV aiming at efficiency in terms of computational costs. |
Materia: | Vibrações Vórtices dos fluídos Volumetria Turbulência Equações de Navier-Stokes |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::ESTRUTURAS NAVAIS E OCEANICAS |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Oceânica |
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