Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13501
Especie: Artigo
Título : Arquitetura e cenografia na representação do Brasil: pavilhões brasileiros de Londres a Milão
Otros títulos: Architecture and scenography in Brazil representation: Brazilian pavilions from London to Milan
Autor(es)/Inventor(es): Drago, Niuxa Dias
Resumen: Este artigo faz uma revisão dos pavilhões brasileiros nas grandes exposições internacionais, desde seu início, em meados do século XIX. Inicialmente representado através da linguagem eclética europeizante, o Brasil encontra sua primeira manifestação original no estilo neocolonial e, logo após, com o “primeiro estilo nacional moderno”, no pavilhão de Lúcio Costa e Niemeyer para a Feira Mundial de Nova Iorque, em 1939. Desde então, passando por Sergio Bernardes (Bruxelas 1958) e por Paulo Mendes da Rocha (Osaka 1970), os pavilhões tem sido um campo privilegiado do pensamento sobre a cultura brasileira através da arquitetura. O pavilhão de Arthur Casas e Marko Brajovic para a Expo Milão 2015 demonstra a permanência de alguns conceitos que permeiam esta história.
Resumen: This article reviews the Brazilian pavilions in International Exhibitions, since its beginning in the mid-nineteenth century. Represented initially by European eclectic language, Brazil had his first original manifestation in neocolonial style, and soon after, with the “first modern national style,” the pavilion by Costa and Niemeyer for the New York World Fair (1939). Since then, passing by Sergio Bernardes (Brussels 1958) and Paulo Mendes da Rocha (Osaka 1970), the pavilions have been privileged objects to think about Brazilian culture through architecture. The Arthur Casas and Marko Brajovic pavilion for Expo Milan 2015 demonstrates the permanence of some concepts that permeate this story.
Materia: Exposições
Exhibitions
Pavilhões para exposições
Exhibition buildings
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
Unidade de producción: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
Es parte de: O Percevejo Online: Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO
Volumen: 8
Número: 1
Fecha de publicación: 15-jun-2016
DOI: 10.9789/2176-7017.2016.v8i1.P.%2031-53
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISSN: 2176-7017
Citación : DRAGO, Niuxa Dias. Arquitetura e cenografia na representação do Brasil: pavilhões brasileiros de Londres a Milão. O Percevejo Online: Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 31-53, 2016. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5758.
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais Aplicadas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
texto-completo-drago-pavilhoes.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.