Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13501
Tipo: Artigo
Título: Arquitetura e cenografia na representação do Brasil: pavilhões brasileiros de Londres a Milão
Título(s) alternativo(s): Architecture and scenography in Brazil representation: Brazilian pavilions from London to Milan
Autor(es)/Inventor(es): Drago, Niuxa Dias
Resumo: Este artigo faz uma revisão dos pavilhões brasileiros nas grandes exposições internacionais, desde seu início, em meados do século XIX. Inicialmente representado através da linguagem eclética europeizante, o Brasil encontra sua primeira manifestação original no estilo neocolonial e, logo após, com o “primeiro estilo nacional moderno”, no pavilhão de Lúcio Costa e Niemeyer para a Feira Mundial de Nova Iorque, em 1939. Desde então, passando por Sergio Bernardes (Bruxelas 1958) e por Paulo Mendes da Rocha (Osaka 1970), os pavilhões tem sido um campo privilegiado do pensamento sobre a cultura brasileira através da arquitetura. O pavilhão de Arthur Casas e Marko Brajovic para a Expo Milão 2015 demonstra a permanência de alguns conceitos que permeiam esta história.
Resumo: This article reviews the Brazilian pavilions in International Exhibitions, since its beginning in the mid-nineteenth century. Represented initially by European eclectic language, Brazil had his first original manifestation in neocolonial style, and soon after, with the “first modern national style,” the pavilion by Costa and Niemeyer for the New York World Fair (1939). Since then, passing by Sergio Bernardes (Brussels 1958) and Paulo Mendes da Rocha (Osaka 1970), the pavilions have been privileged objects to think about Brazilian culture through architecture. The Arthur Casas and Marko Brajovic pavilion for Expo Milan 2015 demonstrates the permanence of some concepts that permeate this story.
Palavras-chave: Exposições
Exhibitions
Pavilhões para exposições
Exhibition buildings
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
In: O Percevejo Online: Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO
Volume: 8
Número: 1
Data de publicação: 15-Jun-2016
DOI: 10.9789/2176-7017.2016.v8i1.P.%2031-53
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 2176-7017
Citação: DRAGO, Niuxa Dias. Arquitetura e cenografia na representação do Brasil: pavilhões brasileiros de Londres a Milão. O Percevejo Online: Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 31-53, 2016. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5758.
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto-completo-drago-pavilhoes.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.