Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1359
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A espetacularização das eleições contemporâneas na campanha presidencial de Mauricio Macri
Author(s)/Inventor(s): Santos, Allan Carlos dos
Advisor: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Abstract: Analisa o fenômeno da espetacularização nas eleições contemporâneas, trazendo o debate para a campanha de Mauricio Macri nas eleições presidenciais argentinas de 2015. Partimos da hipótese de que o discurso político está sendo desvalorizado e que o processo eleitoral contemporâneo passou a ser regido pelo discurso publicitário, imagético e sedutor. Para verificar se a espetacularização seria uma analogia ao se falar das leis gerais da representação do poder político-eleitoral ou meramente a configuração de alguns casos isolados e específicos, procuramos identificar os artifícios comunicacionais utilizados pelo candidato, as suas estratégias discursivas, além do seu comportamento diante das ações dos concorrentes políticos e dos diversos acontecimentos durante a campanha. Questiona-se: para ganhar o voto dos eleitores argentinos em 2015 a campanha eleitoral de Mauricio Macri teve que necessariamente ser modelada pela ótica da espetacularização e da comunicação publicitária? De que maneira o espetáculo se impõe como uma estratégia da campanha presidencial de Mauricio Macri na Argentina em 2015?
Keywords: Marketing político
Propaganda eleitoral
Campanha eleitoral
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Allan Carlos dos. A espetacularização das eleições contemporâneas na campanha presidencial de Mauricio Macri. 2016. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1359
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASANTOS.pdf3,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.