Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13714
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Armando Lucas Cherem da | - |
dc.contributor.author | Gagliano, Carolline Ayeska Silverio | - |
dc.contributor.author | Silva, Matheus Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T17:55:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.citation | GAGLIANO, Carolline Ayeska Silverio; SILVA, Matheus Leite da. Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho. 2020. 221 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13714 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4011248402829445 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4036968817705651 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Fabiana Valéria da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778107230566167 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salgado, Andréa Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1353564323118058 | pt_BR |
dc.description.resumo | O mundo está passando por mais um momento de intensa transformação, conhecida como a quarta revolução industrial, que irá alterar profundamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos, ensinamos e vivemos, do mesmo modo que ocorreu em revoluções anteriores. Assim, deve-se pensar de forma crítica a fim de promover um avanço coletivo e evitar potenciais problemas sociais. Nesse sentido, o surgimento de diferentes metodologias de ensino, que propõem novas formas de enxergar a relação professor-aluno, é uma das ações que visa potencializar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em um mundo cada vez mais conectado e ágil. A Escola de Química, como um centro de referência na formação de engenheiros e químicos industriais, também deve atualizar sua forma de ensino para acompanhar essas transições. Para isso, os alunos, juntos aos professores e estudiosos, devem estar no centro da discussão das melhorias a serem feitas objetivando a construção coletiva de um ensino mais forte. Como uma proposta inicial nesse movimento, uma pesquisa foi feita tanto com alunos, quanto com professores, para entender a visão atual dos mesmos sobre ensino, tecnologia e mercado de trabalho, além de identificar pontos positivos e pontos a serem melhorados na Escola de Química. A pesquisa contou com 270 respostas de alunos atuais, 60 formados e 35 professores da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos resultados, de modo geral, a percepção dos alunos é altamente influenciada pelo tempo que estão em seus cursos e é bastante divergente da visão dos professores em relação à metodologia de ensino, desenvolvimento de habilidades comportamentais, preparo para o mercado de trabalho e instrução no começo da faculdade sobre habilidades a serem desenvolvidas, evidenciando o grande distanciamento professor-aluno atual. Existem muitos pontos de melhoria sugeridos por professores e alunos, bem como diversas propostas ao final do trabalho. Por fim, foram apontadas algumas sugestões para trabalhos futuros com o intuito de aprofundar o tema abordado e contribuir para a atualização e fortalecimento do ensino da Escola de Química. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MLSilva.pdf | 4.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.