Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13714
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho |
Autor(es)/Inventor(es): | Gagliano, Carolline Ayeska Silverio Silva, Matheus Leite da |
Orientador: | Cunha, Armando Lucas Cherem da |
Coorientador: | Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues |
Resumo: | O mundo está passando por mais um momento de intensa transformação, conhecida como a quarta revolução industrial, que irá alterar profundamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos, ensinamos e vivemos, do mesmo modo que ocorreu em revoluções anteriores. Assim, deve-se pensar de forma crítica a fim de promover um avanço coletivo e evitar potenciais problemas sociais. Nesse sentido, o surgimento de diferentes metodologias de ensino, que propõem novas formas de enxergar a relação professor-aluno, é uma das ações que visa potencializar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em um mundo cada vez mais conectado e ágil. A Escola de Química, como um centro de referência na formação de engenheiros e químicos industriais, também deve atualizar sua forma de ensino para acompanhar essas transições. Para isso, os alunos, juntos aos professores e estudiosos, devem estar no centro da discussão das melhorias a serem feitas objetivando a construção coletiva de um ensino mais forte. Como uma proposta inicial nesse movimento, uma pesquisa foi feita tanto com alunos, quanto com professores, para entender a visão atual dos mesmos sobre ensino, tecnologia e mercado de trabalho, além de identificar pontos positivos e pontos a serem melhorados na Escola de Química. A pesquisa contou com 270 respostas de alunos atuais, 60 formados e 35 professores da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos resultados, de modo geral, a percepção dos alunos é altamente influenciada pelo tempo que estão em seus cursos e é bastante divergente da visão dos professores em relação à metodologia de ensino, desenvolvimento de habilidades comportamentais, preparo para o mercado de trabalho e instrução no começo da faculdade sobre habilidades a serem desenvolvidas, evidenciando o grande distanciamento professor-aluno atual. Existem muitos pontos de melhoria sugeridos por professores e alunos, bem como diversas propostas ao final do trabalho. Por fim, foram apontadas algumas sugestões para trabalhos futuros com o intuito de aprofundar o tema abordado e contribuir para a atualização e fortalecimento do ensino da Escola de Química. |
Palavras-chave: | Ensino Metodologias de ensino Relação professor-aluno |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Escola de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Dez-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | GAGLIANO, Carolline Ayeska Silverio; SILVA, Matheus Leite da. Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho. 2020. 221 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLSilva.pdf | 4.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.