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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho
Autor(es)/Inventor(es): Gagliano, Carolline Ayeska Silverio
Silva, Matheus Leite da
Tutor: Cunha, Armando Lucas Cherem da
Tutor : Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues
Resumen: O mundo está passando por mais um momento de intensa transformação, conhecida como a quarta revolução industrial, que irá alterar profundamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos, ensinamos e vivemos, do mesmo modo que ocorreu em revoluções anteriores. Assim, deve-se pensar de forma crítica a fim de promover um avanço coletivo e evitar potenciais problemas sociais. Nesse sentido, o surgimento de diferentes metodologias de ensino, que propõem novas formas de enxergar a relação professor-aluno, é uma das ações que visa potencializar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em um mundo cada vez mais conectado e ágil. A Escola de Química, como um centro de referência na formação de engenheiros e químicos industriais, também deve atualizar sua forma de ensino para acompanhar essas transições. Para isso, os alunos, juntos aos professores e estudiosos, devem estar no centro da discussão das melhorias a serem feitas objetivando a construção coletiva de um ensino mais forte. Como uma proposta inicial nesse movimento, uma pesquisa foi feita tanto com alunos, quanto com professores, para entender a visão atual dos mesmos sobre ensino, tecnologia e mercado de trabalho, além de identificar pontos positivos e pontos a serem melhorados na Escola de Química. A pesquisa contou com 270 respostas de alunos atuais, 60 formados e 35 professores da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos resultados, de modo geral, a percepção dos alunos é altamente influenciada pelo tempo que estão em seus cursos e é bastante divergente da visão dos professores em relação à metodologia de ensino, desenvolvimento de habilidades comportamentais, preparo para o mercado de trabalho e instrução no começo da faculdade sobre habilidades a serem desenvolvidas, evidenciando o grande distanciamento professor-aluno atual. Existem muitos pontos de melhoria sugeridos por professores e alunos, bem como diversas propostas ao final do trabalho. Por fim, foram apontadas algumas sugestões para trabalhos futuros com o intuito de aprofundar o tema abordado e contribuir para a atualização e fortalecimento do ensino da Escola de Química.
Materia: Ensino
Metodologias de ensino
Relação professor-aluno
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GAGLIANO, Carolline Ayeska Silverio; SILVA, Matheus Leite da. Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho. 2020. 221 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

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