Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13856
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira
Author(s)/Inventor(s): Assumpção, Isabela
Advisor: Reinaldim, Ivair Junior
Abstract: No âmbito da reelaboração política da mestiçagem no Brasil, a recente produção artística contemporânea tem nos fornecido uma rede expressiva de significados que emergem através de imagens, considerando a questão ameríndia. Este percurso textual tem como objetivo analisar alguns dos desdobramentos das políticas de representação e dos processos de identificação em obras de: Angélica Dass (RJ), Denilson Baniwa (AM), Éder Oliveira (PA), Gê Viana (MA), Jonathas de Andrade (AL) e Paulo Nazareth (MG). Para isso, no primeiro momento buscamos um diálogo entre a história da arte e os estudos culturais, no sentido de promover uma leitura pós-colonial, da noção de identidade cultural. No segundo conjunto de obras, a investigação gira em torno dos processos de identificação, acompanhados de denúncias às estruturas coloniais. A mestiçagem como estratagema epistemicida às populações ameríndias é revisitada nos dois primeiros capítulos, configurando-se como ponto de partida para a escolha das obras. Por fim, investigamos a mestiçagem como articulação discursiva nas obras: Eu, mestiço e Humanae, e propomos, a partir do pensamento da chicana Gloria Anzaldua, uma quarta saída à consciência mestiça, que nos aproxime do contexto latino americano assim como da opção decolonial.
Keywords: Arte contemporânea
Mestiçagem
Políticas de representação
Processos de identificação
Questão ameríndia
Decolonialidade estética
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ASSUMPÇÃO, Isabela. Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAssumpção.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.