Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13867
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : CMF como uma plataforma emergente para obtenção de compostos de alto valor agregado: um estudo prospectivo
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Ozeias Batista dos
Tutor: Itabaiana Junior, Ivaldo
Resumen: Nas últimas décadas, diversos acordos estratégicos entre países têm sido criados para a redução das mudanças climáticas antrópicas, o que torna necessária a transição da atual matriz fóssil, refletindo em uma maior consciência sobre a utilização de fontes renováveis para a obtenção de combustíveis e energia. Desse modo, a valorização de biomassa se faz uma estratégia importante no campo das biorrefinarias. Dentre os diversos blocos de construção oriundos de biomassa, os furanos têm apresentado intensa importância estratégica, onde o 5-(clorometil) furfural (CMF) tem emergido como plataforma para a obtenção de diversos compostos de valor industrial. Neste contexto, o trabalho apresenta uma prospecção tecnológica do CMF, que se iniciou com a obtenção de um panorama geral da obtenção do CMF e seus derivados através de uma revisão bibliográfica. Em seguida, foi realizada uma busca metódica por documentos, obtendo-se 50 publicações científicas, 39 patentes depositadas e 22 concedidas. As informações básicas dos documentos foram analisadas, obtendo-se as distribuições regionais, temporais e os principais atores de inovação. Então, foi feita uma subdivisão dos temas observados em taxonomias, seguida do reagrupamento dessas informações e discussões, com ênfase nas principais tecnologias e atores de inovação (players). Entre estes, destacam-se a californiana Origin Materials e a Universidade da Califórnia em Davis. Os principais países em números de patentes e publicações científicas foram os Estados Unidos, que também detém a maioria das startups, e a China, com presença maior de universidades e institutos de pesquisa. Já entre as tecnologias, destacaram-se o uso crescente de biomassa lignocelulósica, solventes eutéticos profundos, micro-ondas e reatores contínuos. Entre os derivados do CMF citados com maior frequência, destacam-se o nylon, polímeros derivados de ácido 2,5-furanodicarboxílico, os (alquilmetil) furfurais, precursores de biocombustíveis, e o (acetoximetil) furfural, precursor de compostos bioativos.
Materia: Biomassa
Furanos
Compostos orgânicos
Prospecção tecnológica
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Ozeias Batista dos. CMF como uma plataforma emergente para obtenção de compostos de alto valor agregado: um estudo prospectivo. 2021. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OBSantos.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.