Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13867
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: CMF como uma plataforma emergente para obtenção de compostos de alto valor agregado: um estudo prospectivo
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Ozeias Batista dos
Orientador: Itabaiana Junior, Ivaldo
Resumo: Nas últimas décadas, diversos acordos estratégicos entre países têm sido criados para a redução das mudanças climáticas antrópicas, o que torna necessária a transição da atual matriz fóssil, refletindo em uma maior consciência sobre a utilização de fontes renováveis para a obtenção de combustíveis e energia. Desse modo, a valorização de biomassa se faz uma estratégia importante no campo das biorrefinarias. Dentre os diversos blocos de construção oriundos de biomassa, os furanos têm apresentado intensa importância estratégica, onde o 5-(clorometil) furfural (CMF) tem emergido como plataforma para a obtenção de diversos compostos de valor industrial. Neste contexto, o trabalho apresenta uma prospecção tecnológica do CMF, que se iniciou com a obtenção de um panorama geral da obtenção do CMF e seus derivados através de uma revisão bibliográfica. Em seguida, foi realizada uma busca metódica por documentos, obtendo-se 50 publicações científicas, 39 patentes depositadas e 22 concedidas. As informações básicas dos documentos foram analisadas, obtendo-se as distribuições regionais, temporais e os principais atores de inovação. Então, foi feita uma subdivisão dos temas observados em taxonomias, seguida do reagrupamento dessas informações e discussões, com ênfase nas principais tecnologias e atores de inovação (players). Entre estes, destacam-se a californiana Origin Materials e a Universidade da Califórnia em Davis. Os principais países em números de patentes e publicações científicas foram os Estados Unidos, que também detém a maioria das startups, e a China, com presença maior de universidades e institutos de pesquisa. Já entre as tecnologias, destacaram-se o uso crescente de biomassa lignocelulósica, solventes eutéticos profundos, micro-ondas e reatores contínuos. Entre os derivados do CMF citados com maior frequência, destacam-se o nylon, polímeros derivados de ácido 2,5-furanodicarboxílico, os (alquilmetil) furfurais, precursores de biocombustíveis, e o (acetoximetil) furfural, precursor de compostos bioativos.
Palavras-chave: Biomassa
Furanos
Compostos orgânicos
Prospecção tecnológica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Ozeias Batista dos. CMF como uma plataforma emergente para obtenção de compostos de alto valor agregado: um estudo prospectivo. 2021. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBSantos.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.