Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Andrea Lima Belfort-
dc.contributor.authorPacheco, Valquíria Fasano-
dc.date.accessioned2021-03-19T14:14:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13872-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleAvaliação no período remoto: propostas para alunos iniciantes de português para estrangeirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8480837912430681pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7829608112943169pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Uflacker, Cristina Marques-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350401315177526pt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) aconteceu de forma abrupta, a esfera da educação precisou passar, repentinamente, por um processo de adaptação do ensino, deixando de ser ofertado na modalidade presencial e passando para a modalidade remota. Diante desse panorama, o Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi uma das atividades da instituição que passou por essa adaptação. Muito mais do que apenas a alteração do formato das aulas, foi preciso pensar em novas estratégias e condições para que o processo de ensino-aprendizagem tivesse bons resultados e fosse positivo tanto para os professores quanto para os alunos. Dentre as mudanças promovidas nos cursos, está incluída a questão da avaliação, objeto de estudo deste trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de elaboração de duas avaliações, oral e escrita, na modalidade online para a turma de iniciantes do curso de Português para Estrangeiros do CLAC durante o período remoto do ano de 2020. A natureza metodológica da nossa pesquisa é de base qualitativa e o nosso corpus foi composto por duas das seis propostas de avaliação realizadas pelos alunos no decorrer do período. Como resultados, apresentamos as propostas de avaliação que revelam a coerência entre a abordagem do curso, o desenvolvimento das habilidades de uso da linguagem trabalhadas no ensino e as ferramentas utilizadas para a avaliação online. Destacamos, ainda, que tanto o tema selecionado quanto os gêneros textuais abordados nas avaliações buscaram aproximar as culturas brasileira e a de origem dos aprendizes, visando promover a reflexão intercultural no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFPacheco.pdf784.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.