Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13872
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Avaliação no período remoto: propostas para alunos iniciantes de português para estrangeiros |
Autor(es)/Inventor(es): | Pacheco, Valquíria Fasano |
Orientador: | Duarte, Andrea Lima Belfort |
Coorientador: | Uflacker, Cristina Marques |
Resumo: | Considerando que a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) aconteceu de forma abrupta, a esfera da educação precisou passar, repentinamente, por um processo de adaptação do ensino, deixando de ser ofertado na modalidade presencial e passando para a modalidade remota. Diante desse panorama, o Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi uma das atividades da instituição que passou por essa adaptação. Muito mais do que apenas a alteração do formato das aulas, foi preciso pensar em novas estratégias e condições para que o processo de ensino-aprendizagem tivesse bons resultados e fosse positivo tanto para os professores quanto para os alunos. Dentre as mudanças promovidas nos cursos, está incluída a questão da avaliação, objeto de estudo deste trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de elaboração de duas avaliações, oral e escrita, na modalidade online para a turma de iniciantes do curso de Português para Estrangeiros do CLAC durante o período remoto do ano de 2020. A natureza metodológica da nossa pesquisa é de base qualitativa e o nosso corpus foi composto por duas das seis propostas de avaliação realizadas pelos alunos no decorrer do período. Como resultados, apresentamos as propostas de avaliação que revelam a coerência entre a abordagem do curso, o desenvolvimento das habilidades de uso da linguagem trabalhadas no ensino e as ferramentas utilizadas para a avaliação online. Destacamos, ainda, que tanto o tema selecionado quanto os gêneros textuais abordados nas avaliações buscaram aproximar as culturas brasileira e a de origem dos aprendizes, visando promover a reflexão intercultural no processo de aprendizagem. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Ensino de língua estrangeira Educação a distância |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VFPacheco.pdf | 784.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.