Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/13872
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Avaliação no período remoto: propostas para alunos iniciantes de português para estrangeiros |
Autor(es)/Inventor(es): | Pacheco, Valquíria Fasano |
Tutor: | Duarte, Andrea Lima Belfort |
Tutor : | Uflacker, Cristina Marques |
Resumen: | Considerando que a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) aconteceu de forma abrupta, a esfera da educação precisou passar, repentinamente, por um processo de adaptação do ensino, deixando de ser ofertado na modalidade presencial e passando para a modalidade remota. Diante desse panorama, o Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi uma das atividades da instituição que passou por essa adaptação. Muito mais do que apenas a alteração do formato das aulas, foi preciso pensar em novas estratégias e condições para que o processo de ensino-aprendizagem tivesse bons resultados e fosse positivo tanto para os professores quanto para os alunos. Dentre as mudanças promovidas nos cursos, está incluída a questão da avaliação, objeto de estudo deste trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de elaboração de duas avaliações, oral e escrita, na modalidade online para a turma de iniciantes do curso de Português para Estrangeiros do CLAC durante o período remoto do ano de 2020. A natureza metodológica da nossa pesquisa é de base qualitativa e o nosso corpus foi composto por duas das seis propostas de avaliação realizadas pelos alunos no decorrer do período. Como resultados, apresentamos as propostas de avaliação que revelam a coerência entre a abordagem do curso, o desenvolvimento das habilidades de uso da linguagem trabalhadas no ensino e as ferramentas utilizadas para a avaliação online. Destacamos, ainda, que tanto o tema selecionado quanto os gêneros textuais abordados nas avaliações buscaram aproximar as culturas brasileira e a de origem dos aprendizes, visando promover a reflexão intercultural no processo de aprendizagem. |
Materia: | Língua portuguesa Ensino de língua estrangeira Educação a distância |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VFPacheco.pdf | 784.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.