Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13908
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: ICVM 586: um estudo sobre o futuro da governança corporativa no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Izabella Andrade de
Orientador: Baiocchi, Enzo
Resumo: A governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Isto é, consiste em todo o sistema de harmonização da sociedade, inclusas as relações internas entre seus membros e para com seus investidores. As boas práticas de governança corporativa, vem se ampliando progressivamente no Brasil. A expedição, por parte da CVM, de uma instrução normativa tratando do tema, sem dúvida é um marco para a questão em solo nacional. A dinâmica do mercado financeiro brasileiro, bem como as relações com investidores estrangeiros, podem mudar para sempre diante da manifestação de um órgão com esse porte de competência, pela fiscalização da aplicação das práticas de governança corporativa. Inibir práticas viciosas e que não estão de acordo com os interesses da empresa, ao mesmo tempo estimular a lucratividade e sustentabilidade, são apenas alguns dos benefícios que o estudo desse tema trará ao ordenamento jurídico e ao mercado brasileiro.
Palavras-chave: Governança corporativa
Mercado de capitais
Comissão de Valores Mobiliários (Brasil)
Investidor
Corporate governance
Capital market
Investors
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAUJO, Izabella Andrade de. ICVM 586: um estudo sobre o futuro da governança corporativa no Brasil. 2020. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAAraujo.pdf511.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.