Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13958
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comparações de estimativas de biomassa de copépodes realizadas utilizando equações peso-comprimento com diferentes graus de especificidade
Author(s)/Inventor(s): Kaiuca, João Felipe Leal
Advisor: Figueiredo, Gisela Mandali
Abstract: Diversas regressões peso-comprimento foram selecionadas na literatura para copépodes de duas ordens (Calanoida e Ciclopóida) presentes na Baía de Guanabara em três graus de especificidade: Geral (Uma equação para todos as espécies de copépodes), Ordem (Uma equação para cada ordem) e Específica (Uma equação para cada espécie ou nível taxonômico mais próximo). Essas equações foram utilizadas para estimar o peso seco de amostras de copépodes coletadas em ponto fixo na Baía de Guanabara em diversas datas (N=29). As estimativas geradas por cada grau de especificidade foram então comparadas entre si através de análise de variância de medidas repetidas, afim de verificar diferenças entre elas. Houve diferença significativa entre as três estimativas da ordem Cyclopoida, indicando que a escolha da equação pode gerar estimativas diferentes de biomassa com uma mesma amostra. As estimativas de peso da ordem Calanoida tiveram diferenças em algumas classes de tamanho, mas para o peso total da amostra os graus de especificidade Ordem e Específica não apresentaram diferenças significativas, porém duas espécies (Acartia tonsa e Temora turbinata) parecem ser sub ou superestimadas pela equação de ordem utilizada nesse trabalho, o que pode representar problemas em casos de amostras com dominância de uma dessas espécies.
Keywords: Copépodes
Zooplâncton
Biomassa
Especificidade da espécie
Copepoda
Zooplankton
Biomass
Species specificity
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: KAIUCA, João Felipe Leal. Comparações de estimativas de biomassa de copépodes realizadas utilizando equações peso-comprimento com diferentes graus de especificidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas – Biologia Marinha) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biologia Marinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFLKaiuca.pdf348.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.